19 de dez. de 2009

Ginasta de Toledo recebe prêmio Brasil Olímpico


A atleta Ana Paula Scheffer, da Sadia/Toledo/Sesi, participa nesta segunda-feira, 21, no Rio de Janeiro, da cerimônia de premiação dos melhores atletas do ano. Ela será realizada às 18h30 no ginásio do Maracanãzinho. A atleta recebe pela segunda vez o prêmio de melhor ginasta do ano e é a terceira premiação oferecida pelo Comitê Brasileiro Olímpico. Ana Paula, 20 anos, foi escolhida em 2006 como melhor ginasta, premiada em 2007 como medalhista dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007 e novamente escolhida neste ano como melhor ginasta de 2009. O clube (Sadia/Toledo/Sesi) também será agraciado pelo segundo ano, com o diploma de reconhecimento do Comitê Olímpico Brasileiro pela participação na valorização e desenvolvimento dos esportes olímpicos.

“É uma honra e uma conquista muito grande. Se já é difícil ganhar este título uma vez, imagine duas”, disse a atleta, que também se prepara para enfrentar um novo desafio. Ela acaba de ser aprovada na seletiva para o conjunto brasileiro adulto de GR e deverá dedicar-se a mais esta categoria, em detrimento do individual. Atleta da seleção brasileira individual de GR desde 2004, a ginasta participou de diversas competições nacionais e internacionais no período. Este ano, conforme a atleta, foi atípico e período em que ela não pode estar 100 por cento no esporte. Por conta de lesões ela não participou da primeira etapa do Circuito Caixa e também não pode dedicar-se integralmente aos treinos para o Campeonato Brasileiro Adulto, onde se classificou em terceiro lugar. Ela credita a conquista do Prêmio do COB a sua participação no Mundial do Japão, onde ficou na 64ª posição na classificação geral, sendo a melhor ginasta brasileira entre as competidoras de todo o mundo.

Um prêmio como este, destaca ela, aumenta a responsabilidade e é um reconhecimento pelo esforço e dedicação de anos ao esporte. A atleta treina em Toledo desde os nove anos de idade e atende a convocações da CBG desde 2004, como integrante da seleção brasileira individual para representar o país em competições nacionais e internacionais.
Conjunto
Esta será a primeira participação de Ana Paula Scheffer no conjunto da seleção brasileira. A ginasta, juntamente com a atleta Jéssica de Oliveira, da Sadia/Toledo/Sesi, que pertencia à seleção brasileira de conjunto desde o ano passado, foi convocada para o conjunto. A seletiva foi realizada em Aracaju, de 14 a 17 de dezembro. Para a atleta, este será um novo desafio e sua meta é participar dos Jogos Pan-Americanos de 2011, no México, e das Olimpíadas de 2012, em Londres. A atleta, que no ano passado não quis participar da seletiva para o conjunto, por acreditar na sua potencialidade no individual, preferiu o conjunto neste ano. “Enfrentei ao longo de 2009 alguns problemas com lesões e é muito difícil manter um alto rendimento nestas condições”. No conjunto, acredita ela, as exigências são um pouco menores, apesar do esforço que a modalidade exige, e a sua expectativa é de ter um rendimento melhor e conquistar ótimos resultados junto com as demais ginastas que irão compor o grupo.

As atletas da seleção de conjunto terão um pequeno recesso durante o Natal e Ano Novo, devendo se apresentar em Aracaju no dia 4 de janeiro, quando serão retomados os trabalhos. A equipe deverá ser treinada pela técnica Giurga Nedialkova e pela auxiliar técnica Monika Queiroz. Da Sadia/Toledo/Sesi também foram convocadas para a seletiva – além de Jéssica e Ana Paula - Morgana Gmach (que não participou por estar retornando dos Emirados Árabes), Monize Gmach e Simone Luiz. Ao todo foram 17 atletas, entre as quais foram selecionadas 10 meninas para compor o conjunto brasileiro.

PRÊMIO - Em sua 11ª edição - a primeira ocorreu em 1999, em São Paulo - o Prêmio Brasil Olímpico já se consolidou como a maior festa do esporte brasileiro. Além dos prêmios para os melhores atletas do ano e os melhores por modalidade, o Prêmio Brasil Olímpico 2009 homenageará também os melhores técnicos do ano, o melhor atleta paraolímpico do ano, categoria masculino e feminino, o melhor atleta das Olimpíadas Escolares e das Universitárias, além de conceder o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, oferecido a ex-atletas que simbolizem os legados de Adhemar, o primeiro bicampeão olímpico do Brasil. Haverá ainda uma homenagem à personalidade olímpica do ano e a entrega do Troféu COI, homenageando uma personalidade de destaque no Movimento Olímpico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário