8 de out. de 2009

Toledo vai sediar fase final dos Japs em 2011

Toledo vai sediar em 2011 a fase final dos Jogos Abertos do Paraná, a maior competição esportiva do estado. A confirmação foi dada pelo secretário municipal de Esportes e lazer, Mauro Maiorki, que acompanhou a votação em Francisco Beltrão. “Será uma satisfação muito grande para Toledo sediar novamente esta competição. Toledo concorreu como candidato único, uma vez que os outros municípios, sabendo que Toledo seria sede, desistiram da candidatura. A gente fica muito feliz com esta escolha e com a certeza de que se fosse hoje Toledo teria condições de sediar esta competição imediatamente, pela excelente infraestrutura que oferece”, afirmou o secretário.
Toledo já sediou a fase final dos Japs em outros cinco momentos: em 1979, 1990, em 1999, em 2001 e em 2007. A conquista da nova sede para Toledo será comemorada nesta sexta-feira, com um café, às 15h, na sede do poder Executivo, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, durante a realização da Expo Toledo 2009. O prefeito José Carlos Schiavinato, demais autoridades locais, representantes de entidades esportivas, entre outros convidados, deverão participar desta comemoração.
Conforme o secretário de Esportes Mauro Maiorki, para sediar a competição em 2011, o município não precisará fazer grandes investimentos, tendo em vista a estrutura esportiva que dispõem, alojamentos com escolas reformadas e novas sendo construídas e um trabalho de base forte na área esportiva. Ele acredita que ao sediar o evento, o município está proporcionando aos atletas locais a oportunidade de uma participação mais efetiva. Na categoria adulto, explica ele, os jovens precisam conciliar o esporte com os estudos e o trabalho. Sendo em casa a competição, a participação fica mais fácil, uma vez que os atletas não precisam se deslocar para outras cidades, o que implicaria em falta ao trabalho e aos estudos.
Ele destacou também a movimentação extra que uma competição destas traz para a cidade. São cerca de 8 mil pessoas, entre atletas e dirigentes na cidade, movimentando o comércio, o setor hoteleiro, entre outros segmentos. Ele observou também a participação ativa da comunidade, que freqüenta as praças esportivas, onde estão sendo realizadas as disputas, especialmente no período da noite, e o incentivo extra que a fase final em Toledo irá representar para o esporte. “As pessoas sentem-se mais motivadas a participar de uma modalidade esportiva, cuja disputa será realizada na cidade”, observa, ressaltando ainda que os investimentos públicos feitos para viabilizar o evento permanecem à disposição da comunidade. Entre os grandes investimentos previstos na área de esportes estão a conclusão da reforma do ginásio de esportes Alcides Pan e a construção do Centro de Ginástica Olímpica, para abrigar a Ginástica Rítmica, Olímpica e Artes Marciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário