18 de out. de 2009

Meia Maratona: Mais de 3000 atletas participam em Toledo



Mesmo com a mudança de horário, mais de três mil pessoas - entre toledanos e competidores visitantes - acordaram mais cedo neste domingo (18) para participar das provas da 8ª Meia Maratona, 8ª Corrida Rústica, 8ª Maratoninha e da 6 ª Caminhada da Saúde.
Os eventos organizados pelo Rotary Clube com apoio da Prefeitura de Toledo aconteceram no Parque de Lazer Diva Paim Barth.
Os seis quilômetros de trajetos foram realizados, na Meia Maratona, por cerca de 290 inscritos de Toledo, cidades e Estados vizinhos e de competidores da Argentina, Paraguai, Tanzânia e do Quênia. No feminino, a medalha de 1º lugar ficou para a queniana Jacqueline Chebor. No masculino, o destaque ficou para o teledano Paulo Vitor Lunkes, do distrito de Xaxim.
Para a Corrida Rústica, segundo os organizadores, foram cerca de 620 inscritos participando. A Maratoninha contou com 1.700 inscritos.
Conforme o médico responsável pela organização do evento, Torao Takada, a Meia Maratona começou como brincadeira e acabou se tornando um dos mais importantes eventos esportivos do Estado. "Esta foi a maior prova de todos os tempos. Recebemos competidores de vários países e Estados vizinhos e isso é muito importante para Toledo, que já possui um histórico esportivo muito bom", explica.
Para Takada, a mobilização incita as pessoas a realizarem algum tipo de atividade física. "Seja uma caminhada ou uma corrida, o importante é não ficar parado. Nosso objetivo inicial foi mostrar para as pessoas a importância da atividade física, para a melhora da qualidade de vida e para a prevenção de doenças. Com a consolidação deste evento, chegamos ao objetivo inicial", lembra.
Durante as competições, médicos e enfermeiros estiveram a disposição dos participantes e transeuntes, entregando kits para diabetes e conferindo a pressão arterial.
CAMINHADA
A Secretaria Municipal de Saúde de Toledo organizou a Caminhada da Saúde, que saiu pelo mesmo trajeto das corridas, logo após a largada. Com faixas e cartazes, a edição 2009 tratou de assuntos relacionados à importância da família, da união e da atividade física. Grupos da terceira idade, empresas e representantes de universidades também participaram da caminhada.
Para o secretário municipal de Esportes, Mauro Mauri Maiorki, a união e a adesão da sociedade de Toledo fazem o sucesso do evento. "As pessoas vem pra cá trabalharem com sinalizadores, distribuindo água aos competidores. Isso demonstra porque deu tão certo este evento aqui em Toledo", acredita.
MENORES
A Maratoninha, que contou com cerca de 1.700 atletas inscritos, é segundo o médico Torao Takada, uma forma de incentivar a prática esportiva desde a juventude. Um incentivo maior veio na edição 2009, com a parceria do Sesi, possibilitando o repasse de uniformes para todos os participantes inscritos. A iniciativa veio através do projeto Atletas do Futuro. Os participantes também foram presenteados com bicicletas, medalhas e até cadernetas de poupança, sorteadas no final do evento.
CONDICIONAMENTO
O maratonista Adilton Sena, de Foz do Iguaçu, afirma que a corrida transformou sua vida e seu corpo. "Meu condicionamento físico melhorou muito, tanto para a vida pessoal quanto para o trabalho. É uma paixão poder correr e competir. Toledo é uma cidade bonita, o percurso é ótimo. É sempre bom vir pra cá", afirma.
A corredora Celecina Maria da Silva Ferreira, da cidade de Guaíra, lembra ser sua segunda visita a Toledo para competir e garante que a cidade possui muito potencial para se tornar referência nacional. "Eu gostei muito de ter participado de uma etapa pelo Sesc. Por isso voltei agora. Gosto muito de competir aqui", relata.

Texto de Alvaro Soares
Da Redação do Jornal do Oeste de Toledo

Nenhum comentário:

Postar um comentário