13 de set. de 2012

StockCar: DAvid Muffato considera um sonho voltar a correr em Cascavel



Essa foi a maior surpresa da temporada: o circuito de Cascavel não recebia uma corrida de Stock Car há 20 anos e inicialmente não estava no calendário de 2012. "Até o ano passado, [correr em Cascavel] não me passava pela cabeça", reconhece David Muffato, o único piloto cascavelense da Stock Car. Mas as coisas começaram a mudar com uma reforma estimada em R$ 13 milhões, feita em tempo recorde, que trouxe novos boxes, ampliou a estrutura e deixou a pista mais larga, mais segura e mais rápida.

O resultado deste trabalho foi o retorno da Stock Car ao autódromo, que receberá a oitava etapa do campeonato neste domingo (16), a partir das 09h30. A corrida terá transmissão ao vivo para todo o Brasil pela TV Globo. O período de ausência foi tão grande que para todos os pilotos esta será a primeira experiência de Stock Car em Cascavel. "Para mim, é um sonho, porque é o circuito onde eu comecei minha carreira", descreve David Muffato, campeão da categoria em 2003.

"Posso dizer que esta corrida está entre os três momentos mais marcantes da minha carreira, juntamente com a estreia na Stock Car e com a conquista do título", acrescenta David Muffato. O piloto traz no currículo algumas corridas inesquecíveis neste traçado, incluindo a vitória pela F-3 Sul-Americana, em 1996. Mas a ligação com a pista é muito mais antiga: ele é filho do também piloto Pedro Muffato, que era prefeito da cidade quando o autódromo foi inaugurado, em 1973.

Luciano Burti não teve a oportunidade de andar em Cascavel nem mesmo nas categorias de base, já que construiu carreira fora do Brasil. Mas está pronto para enfrentar os 3.032 metros do circuito do interior do Paraná. "A pista é novidade para a maioria, mas na Fórmula 1 aprendi a não me preocupar tanto com isso. Na época do kart, lembro que viajava até dois meses antes para a pista para poder treinar. Claro que isso ajuda, mas na Fórmula 1 você aprende a dominar as pistas muito rapidamente", fala Burti.

"Com certeza é um desafio, mas também teremos um treino extra para facilitar", comenta Luciano Burti, que vive ótimo momento após o terceiro lugar conquistado nas ruas de Salvador. Foi o segundo pódio dele no ano - já havia chegado em segundo lugar em Londrina. "Não é coincidência, nossos melhores resultados foram alcançados em pistas de média e baixa velocidade. Mas como não temos mais circuitos com essas características até o fim do ano, precisamos mudar este padrão".

"O nosso objetivo em Cascavel é encontrar o caminho para andar bem nas pistas de média e alta velocidade. Acho que um bom desempenho nesta pista pode ser a resposta que estamos buscando e o rumo para terminarmos a temporada de forma competitiva", conclui Luciano Burti, que ocupa a sétima posição no campeonato, a 43 pontos do líder, Cacá Bueno. A cada corrida, a Stock Car oferece 22 pontos ao primeiro colocado.
 
Fonte: Radiogol

Nenhum comentário:

Postar um comentário