20 de set. de 2012

AVIÁRIOS: Evento apresenta novas tecnologias de construções e equipamentos


O que deverá ser uma tendência no mercado avícola do Brasil em construção civil e equipamentos será apresentado em um evento marcado para este sábado (22.09.2012), em Ubiratã. A parceria entre as empresas GS Equipamentos Agropecuários, de Toledo, representante Big Dutchman, marca líder mundial em equipamentos para aves e suínos, e a Metalúrgica Regional, de Juranda, realiza um Dia de Campo na propriedade do produtor Melécio Marciniuk, integrado da Copacol.

A programação será aberta às 10 horas com a recepção dos produtores de toda região e na sequencia será apresentada a obra, umas das primeiras da expansão da Copacol. Segundo Heltom Gragel, responsável pelo empreendimento, todo material que foi empregado nessa construção é de uma vida útil bastante prolongada. “É difícil precisar a durabilidade de uma obra como essa, mas seguramente podemos falar em mais de 40 anos”, explicou.
Toda parte civil foi construída em alvenaria, dispensando o uso de madeira como se usava nos aviários mais antigos. Para sustentar a cobertura, toda a estrutura é metálica e a cobertura é aluzinco 0.5mm, mais leve comparado a telhas que vinham sendo usadas. Mas, o grande chamariz dessas novas obras, são os vãos livres, ou seja, sem postes de sustentação ao meio, o que facilita o manejo, a limpeza e a desinfeção uma vez que permite o uso de máquinas de médio porte em seu interior.

Na parte de equipamentos, pode se imaginar que na tecnologia atual, com a necessidade do bem estar animal, o ambiente para os frangos se iguala a qualquer outro ambiente com ar condicionado. Isso é possível graças ao uso de painéis evaporativos nas entradas de ar ou placas de celulose que permitem um ambiente regulado a uma temperatura ideal acondicionado também ao uso de exaustores e painéis que controlam todas as funções necessárias para um bom manejo e consequentemente melhores resultados.
Outro produto a ser apresentado e que tem facilitado à vida dos produtores ou funcionários são os comedouros de regulagem coletiva. Este sistema permite que com apenas uma manivela no centro do aviário seja possível regular os níveis de ração de todas as linhas do aviário. No sistema convencional, todos os pratos teriam de ser regulados individualmente e se imaginar um aviário no tamanho de 16x150 seriam quase 800 comedouros, o que poderia demorar um dia todo para regular.

Ao final do evento será servido almoço para os produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário