27 de jul. de 2011

NÚMERO DE VEREADORES: “Minha posição será a mesma da comunidade”, diz Pelanca

O vereador Adelar José Holsbach, o Pelanca (PDT), presidente do Legislativo de Toledo se posicionou pela primeira vez sobre o aumento do número de vereadores em Toledo. Segundo ele, com a importância desse assunto se faz necessário que a comunidade se envolva mutuamente nessa questão já que envolve o bom trato da coisa pública.


“Minha posição será a mesma da comunidade em geral. Estou usando a premissa de que se eles me elegeram para esse cargo, eles também têm o pleno direito de decidir sobre o aumento das vagas. Então, a decisão deles será a minha”, frisou parlamentar que cumpre o segundo mandato consecutivo.



Com base na Emenda Constitucional 58 de 2009, do Senado Federal, Toledo se enquadraria na classe de 120 mil habitantes e poderia passar de 11 para 17 vereadores. No entanto, a proposta de aumento teria de ser enviada a Câmara de Vereadores pela Comissão da Organização dos Poderes para votação e aprovação.



Outro detalhe, é que o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) deverá realizar nos próximos meses, a estimativa demográfica, ou seja, se Toledo chegar á 120.001 habitantes, automaticamente poderia aumentar mais duas vagas passando de 17 para 19 cadeiras.



Holsbach também se diz aberto ao diálogo com a comunidade que já deu exemplos em outras cidades paranaenses mostrando através de protestos suas posições sobre o aumento no número de vagas. “A comunidade quando unida sabe a força que tem e mais uma vez pode demonstrar esse poder. Se forem a favor ou contra o aumento eles podem determinar isso”, conclui o vereador.



No entendimento do Tribunal Superior Eleitoral a medida só passa a vigorar para eleições de 2012.